terça-feira, 24 de janeiro de 2017

UFO: Cientistas pretendem enviar sinais para o espaço, a fim de obter uma resposta alienígena


De acordo com o site Daily Mail, a organização METI (aquela carinha) quer enviar mensagens para o Universo, na esperança de que uma civilização extraterrestre inteligente detecte o sinal e responda.

A organização sem fins lucrativos METI, sigla para Messaging Extraterrestrial Intelligence, algo como Organização que Busca Foder o Mundo Enviando Mensagens com Informações da Terra para Extraterrestres Potencialmente Perigosos Enviando Mensagem para Extraterrestres Inteligentes, pretende começar a enviar sinais para o espaço a partir de 2018, na esperança de receber resposta de alguma civilização alienígena inteligente.

A sede do projeto METI encontra-se em São Francisco, na Califórnia (EUA), e seu presidente, Douglas Vakoch, acredita que já "é tarde demais para nos escondermos no Universo". Para Vakoch, pode ser que extraterrestres inteligentes estejam apenas esperando uma indicação de que a raça humana está pronta para estabelecer uma comunicação entre civilizações - mas para isso, é necessário que nos mostremos aos alienígenas.


Segundo o Daily Mail, Vakoch concedeu uma entrevista no início deste ano à Forbes, onde destacou a necessidade da criação de sinais complexos que possam ser enviados e compreendidos por inteligências alienígenas.

O projeto METI está planejando enviar suas mensagens para possíveis civilizações extraterrestres através de ondas de rádio, que no vácuo do espaço são capazes de viajar à mesma velocidade que a luz (aproximadamente 300 mil km por segundo). Para executar tal tarefa, podem ser utilizados radiotelescópios potentes, como o que existe no Observatório de Arecibo, em Porto Rico, que possui uma antena de 305 metros de diâmetro.


Quanto ao conteúdo do sinal, a ideia é enviar instruções que revelem conceitos matemáticos e científicos básicos. Para facilitar a compreensão, Vakoch sugeriu a inclusão de uma espécie de "manual de instruções" a ser emitido junto com a mensagem, de modo que os alienígenas sejam auxiliados na decodificação da informação.

Entretanto, ainda de acordo com o Daily Mail, alguns cientistas são contra este plano, e um dos exemplos mais notórios é o do renomado físico Stephen Hawking, que afirmou que se extraterrestres visitassem a Terra, acabariam por tentar conquistar e colonizar o planeta – algo semelhante ao que aconteceu quando Cristóvão Colombo desembarcou na América, com um resultado devastador para os nativos. Para Stephen Hawking, isso significa não apenas ouvir, mas gritar deliberadamente e a plenos pulmões explicações sobre quem somos e onde na galáxia vivemos.

Outro que não gostou da ideia foi John Billingham, conselheiro da SETI (que conhecemos no post A Mensagem de Arecibo) e ex-diretor da Nasa. Para ele, esta ideia é insanamente arriscada, dada a escassez de informações que temos sobre a natureza da Inteligência extraterrestre.

"Nós não temos idéia de como alienígenas super-inteligentes podem nos considerar, mas e se eles nos virem como vemos as vacas: uma fonte útil de proteína? Ou como mosquitos: pragas infestando um planeta encantador e habitável?"

Mas o medo de entrarmos em contato com aliens não se resume apenas ao enredo de Marte Ataca, filme dirigido por Tim Burton que me fez ter muito medo de ets. O importante astro-físico sérvio, Porfessor Milan Cirkovic prevê ainda a probabilidade de um vírus alienígena devastador invadindo nossa rede de computadores. Sobre essa hipótese, Cirkovic disse: "É um pensamento assustador. Por isso, talvez devêssemos ficar muito, muito quietinhos ao invés de procurar contato com civilizações alienígenas".

Qual a sua opinião sobre o caso? Estaria o METI apenas antecipando o inevitável, em meio a paranoia de astrofísicos ou o projeto está pondo em risco nossa segurança?

Se me perguntarem a minha opinião, digo pra já ir dando beijo na mãe, abraçando o cachorro e saindo pelado na rua, porque eu acho que tamo tudo fodido..


Fontes: Show do Medo
             Daily Mail

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...