Investigação Paranormal Brasil

segunda-feira, 6 de março de 2017

Eventos sobrenaturais assombram família no interior de Lindóia do Sul


Uma série de acontecimentos misteriosos assombra uma família no interior de Lindóia do Sul. Familiares procuraram ajuda de especialistas em casas assombradas após um senhor afirmar que enxergava e conversava com pessoas mortas dentro de sua casa, gerando mal estar e um clima de medo e insegurança entre os moradores.

Na residência, vultos eram vistos e descritos nos detalhes, batidas ecoavam nas paredes sem ninguém estar por perto. Em um dos casos, o aposentado provocou reações de espanto de um grupo de pessoas ao tocar em um defunto que teria, em seguida, se mexido. Horas antes, sem saber que este estava morto, o mesmo aposentado teve uma visão da morte desta pessoa.

Receosos com o que ocorria, familiares o levaram a especialistas e convidaram até um padre na tentativa de resolver o problema, mas sem êxito. Toda esta movimentação chamou a atenção do jornalista Alison da Silva, residente em Lindóia do Sul, que passou a acompanhar de perto o caso.

Além de jornalista, Alison é parapsicólogo clínico e dedica boa parte do tempo ao registro de fenômenos paranormais, estudos sobre personalidade e comportamento, reprogramação mental e hipnose, além de realizar palestras e treinamentos em empresas e universidades.



Ele contou à reportagem da Atual FM que foi ao local há 60 dias a convite da família, mas preferiu não revelar detalhes que identificariam quem são as pessoas envolvidas. De acordo com ele, ao chegar na casa não observou nada de anormal, com exceção dos moradores que estavam desesperados com o que acontecia.

“Quando cheguei, já vieram me falando que no dia anterior ele (aposentado) teria visto Jesus Cristo e que achavam que ele estava ficando louco por isso”, descreve. Então, Alison passou a realizar sessões de orientações com o aposentado, na tentativa de buscar uma solução para o dilema.

Em processo hipnótico, de acordo com o parapsicólogo, o aposentado conseguiu recordar o momento em que passou por uma experiência traumática, quando ainda estava na barriga da mãe. “Foi a partir deste momento que conseguimos reprogramar a mente subconsciente dele e desde então ele passou a viver em equilíbrio e compreendendo-se melhor”, detalha Alison da Silva. As visões, vozes misteriosas, batidas na parede e outros fenômenos anômalos desapareceram na última semana.

Segundo a parapsicologia científica, estes fenômenos anormais são típicos casos de paranormalidade, uma condição natural e latente nos humanos, desencadeada pelo subconsciente. Conforme Alison da Silva, em alguns momentos a paranormalidade pode aflorar, como foi o caso verificado no aposentado. “Hoje sabemos que a paranormalidade tem origem também no sofrimento e na ameaça à sobrevivência, vivenciados desde a vida intrauterina até à fase adulta”, relata.

Acervo

Além deste caso, Alison apresentou à reportagem da Atual FM um material catalogado e transcrito por ele mesmo ao longo dos últimos anos relatando inúmeros fatos estranhos ocorridos na região. O parapsicólogo passou a dedicar boa parte do tempo ao estudo dos fenômenos paranormais e catalogou mais de 40 casos ocorridos na região nos últimos 30 anos. Todos os relatos foram compilados e fizeram parte de trabalhos e análises e, posteriormente, levados a Curitiba onde ele concluiu sua formação de três anos na área.

Alguns destes casos que a Atual FM teve acesso chamam a atenção e instigam a curiosidade. Há testemunhos que pessoas faziam velas se acender do nada, previam mortes com antecedência, visões de anjos e luzes, desaparecimento e movimentos misteriosos de objetos, animais que teriam ficado descontrolados na presença de pessoas tidas como mediuns e até de moradores que conseguiam localizar objetos perdidos com a força da mente.

Há, ainda, depoimentos de pessoas que sonharam com algo que depois se concretizou e até de um homem que teria visto Nossa Senhora minutos antes de morrer. Já em Ipumirim, uma moradora da área rural procurou pelo parapsicólogo informando que “coisas estranhas” estariam acontecendo em sua propriedade.

“Estes e tantos outros acontecimentos são objetos de estudo da parapsicologia científica, que compreende que tudo é desencadeado através de programações em nível subconsciente da pessoa que, quando desarmonizada, pode levar a aflorar a paranormalidade”, conclui Alison.

Fonte: Arquivos do Insólito


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Assombração no cemitério dos Caboclos no Paraná

Hoje falaremos de um cemitério desativado situado na região de Maringá - PR, onde estão sepultados o caboclos - termo usado para designar pessoas filhas de índios e brancos.

Paiçandu é um município do estado do Paraná com pouco mais de 34 mil habitantes, segundo o censo de 2010, localizada na chamada região metropolitana de Maringá. Nesta cidade existe um local chamado de Cemitérios dos Caboclos, atualmente é restrito a um pequeno círculo demarcado por um muro baixo de pedras. No centro existe uma capela e um monumento de pedras com uma cruz.

As histórias de Assombração

Situado as margens da rodovia 323, o local serve para homenagear os caboclos descendentes de índios sepultados e também é utilizado para supostas oferendas a orixás. Pouco se sabe sobre o local, mas acredita-se que entre os anos 1930 a 50 neste pequeno espaço eram enterrados os caboclos habitantes da região.


Muitos acreditam que o local é assombrado e diversas histórias sinistras são contadas pelos moradores. Alguns dizem que vultos são avistados próximo ao cemitério e outros relatos contam que motoristas avistaram caboclos andando pela margem da rodovia e quando olharam pelo retrovisor nada mais havia por lá.

"Existem muitos relatos de pessoas que dizem que viram vultos nesse cemitério. É um local assombrado já famoso em Maringá", diz o historiador João Laércio Lopes Leal.


Vários acidentes com automóveis já aconteceram próximo ao local onde fica o cemitério, o que leva muitos habitantes da cidade a cogitarem que os fantasmas podem ter alguma relação com tais eventos. Seriam esses acidentes frutos da negligência na direção? Ultrapassagens forçadas e alta velocidade? Ou os motoristas também viram alguma coisa estranha na estrada?

O fim de um povo paranaense

Caboclos descendentes de índios e escravos muçulmanos, que habitaram o Norte e o Noroeste do Estado do Paraná, foram dizimados pela colonização e esquecidos pela história oficial. (Texto de Donizete Oliveira).

“Vanceis póde renegá do meu modo de caboco,/pensando qui eu seja um loco qui vive a fala de asnera/ mais eu protesto a linguage desse povo tão servage,/qui tanto e tanto martrata minha terra brasilera”. Estes versos estão no livro “Meu Brasil brasileiro, poemas caboclos”, do poeta Ary de Lima, publicado em 1975. Do livro, que denuncia a “morte” da poesia cabocla, restam poucos exemplares em sebos e bibliotecas da região.

A sina se repetiu com os caboclos que habitaram o Paraná. Os sutis, povo que vivia em comunidades espalhadas pelo Norte e Noroeste do Estado, desapareceram. Eles chegaram à região por volta de 1910 – antes dos pioneiros brancos – e permaneceram até a década de 1960. Mas a exemplo dos índios, que só agora começam a aparecer nos livros didáticos, ficaram fora da história oficial do Paraná.

A maioria desconhece a trajetória daqueles caboclos de baixa estatura, de fala mansa e pausada, descendentes de negros e índios. Que construíam casas de pau a pique cobertas com tábuas de embira, criavam porcos em mangueirões e plantavam para subsistência.

Muçulmanos

O engenheiro Marcos Luiz Wanke, membro do Instituto Histórico e Etnográfico Paranaense e pesquisador do assunto, afirma que os sutis vieram de Castro, Sul do Estado, e seriam descendentes dos malês, escravos muçulmanos que fizeram a “Revolta dos Malês” na Bahia, em 1825.

O movimento foi sufocado pelas autoridades, e a maioria dos revoltosos fugiu para outras províncias, sobretudo Rio de Janeiro. Em Castro, acrescenta Wanke, os malês fundaram a “República da Sinhara”, hoje patrimônio histórico permanente com nome de fazenda Capão Alto. Eram escravos de aluguel, portanto, decidiam sobre o próprio destino. “Os que vieram para o Paraná não participaram da revolta baiana, mas eram da mesma etnia”, explica.

Caboclo “aré”

O pesquisador diz que do Sul do Estado, os caboclos se deslocaram por trilhas e encontraram índios guaranis. O encontro teria gerado o caboclo muçulmano “aré” localmente conhecido por sutil. De acordo com Wanke, esse encontro foi documentado pelos historiadores Sebastião Paraná, Telêmaco Borba e Antonio Salomão Faris Michaele.

Os sutis extraíam sal das cinzas de uma palmeira comum na outrora mata paranaense. Eles tinham até moeda própria, o “peso hueco”, utilizada nas compras e vendas de porcos, que criavam em extensos mangueirões. Segundo Wanke, eles ajudaram a desbravar a região. Em 1779, o trecho entre os rios Ivaí, Paraná e Tibagi pertencia a Castro. Em 1872, passou a pertencer a Tibagi – de onde em 1934 desmembraram-se Londrina e outras cidades do Norte do Paraná. As trilhas utilizadas pelos sutis e índios facilitaram as idas e vindas de Norte a Sul do Estado.


Fontes: RigonClube dos Medos e Viva Maringá


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terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

A Música que levou mais de 100 pessoas a cometerem suicídio

Ao som de Domingo Sombrio mais de de 100 pessoas já cometeram suicídio. Pelo menos, é o que conta a história daquela que é provavelmente a música mais triste do mundo. A composição ficou mundialmente conhecida como “A canção Húngara do Suicídio”.

O misterioso caso da música relacionada a vários suicídios





O músico e pianista Rezső Seress, da Hungria, foi quem compôs em 1933 a sombria letra da canção Szomorú Vasárnap (título original em húngaro). Quando foi gravada por Pál Kalmár, em 1935, a canção do suicídio tomou conta das rádios na Hungria.

Pál Kalmár - Alchetron, The Free Social Encyclopedia

Na década de 30, inúmeros casos de suicídio foram relacionados à canção. Conta-se que até mesmo antes da sua publicação, ela já fazia vítimas, o segundo editor a receber os versos se suicidou.
Os relatos dizem que as pessoas que se mataram foram encontras com os versos da música rabiscados em um pedaço de papel nas mãos ou que foram encontradas as letras nos seus diários.

A legendás Szomorú vasárnap dedikált szövege bukkant fel egy ...

Versos Fúnebres

De qualquer forma, os seus versos são realmente deprimentes e melancólicos. É narrada sobre a perspectiva de quem perdeu o seu grande amor e está beira de cometer o seu próprio suicídio a fim de se encontrar com a amante.

segredos de um domingo sombrio
“O domingo é sombrio / As minhas horas sem sono / Queridas as inúmeras sombras com as quais convivo / Pequenas flores brancas não te acordarão / Não onde o treinador negro da dor te levou / Os anjos não pensam em te devolver jamais / Será que eles ficariam zangados se eu me juntasse a ti?”
“Domingo sombrio”
“O domingo é sombrio / Passados nas sombras / O meu coração e eu decidimos acabar com tudo / Daqui a pouco haverão flores e orações que dizem saber / Mas não os deixem chorar / Deixem saber o quão feliz estou por partir / A morte não é um sonho / Pois na morte eu te acaricio com o último suspiro da minha alma / Eu te abençoarei”

“Domingo sombrio”
“Sonhando / Eu estava apenas sonhando / Acordo e te encontro dormindo no fundo do meu coração / Querida, eu espero que o meu sonho nunca te persiga / O meu coração está te dizendo o quanto eu te quero”
“Domingo sombrio”
“Domingo sombrio”


Cenário Sombrio

Durante o período da depressão húngara, na década de 1930, o aspecto sombrio da música ia de encontro ao sentimento húngaro do país, que passava por uma grande depressão.
A canção que causou o suicídio de mais de 100 pessoas | Acredite ...
Assim como a situação do mundo, período entre guerras e pós o colapso da queda da bolsa de valores (1929). Tal cenário pode explicar o sucesso da música e, principalmente, as histórias sombrias à ela relacionadas.


A canção do suicídio foi banida das rádios

A canção chegou a ser proibida na Hungria, o que teve resultado contrário, pois fez o interesse pela música se multiplicar.
Em 1941, foi quando a canção do suicídio realmente alcançou um sucesso estrondoso, ela foi regravada em inglês por Billie Holiday e recebeu o título de Gloomy Sunday.
BILLIE HOLIDAY AND THE GLOOMY SUNDAY CURSE — American Hauntings
A negatividade também se repetiu, tanto que no início dos anos 40, alguns lugares nos EUA se recusaram a reproduzir os versos da canção porque elas estavam perturbando os cidadãos.

Inspiração para a música sombria


A lenda conta que a inspiração para os versos foi o término do relacionamento de Seress com uma amante. Já outras versões dizem que ele fez uma descrição do período de guerras e previu uma destruição do mundo.

É importante salientar que Seress era comunista e era pessimista em relação ao sistema vigente, então ele teria colocado os seus desapontamentos e tristezas na letra. Há ainda quem diga que a inspiração foi a namorada suicida do seu amigo László Jávor, que foi quem fez os arranjos da canção.
Conheça a história de Gloomy Sunday, a música mais triste do mundo ...

O próprio compositor se suicidou


Após a música alcançar o sucesso, segundo contam, Seress se reconciliou com a amante, entretanto, logo depois, ela foi encontrada envenenada e com um bilhete nas mãos, na qual continha a letra de Domingo Sombrio.
O próprio compositor da canção do suicídio se matou. Na primeira tentativa, em 1968, Seress se jogou de uma janela, entretanto sobreviveu. Então, mais tarde, ele se matou com uma corda no hospital.
Seress se tornou mais depressivo após o sucesso da música, ele viveu pobre e leal ao partido comunista e recusou-se a receber os royalties da música nos Estados Unidos.
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Domingo Sombrio continua famosa após 80 anos

Quase cem anos se passaram, e Domingo Sombrio já foi gravada cerca de 79 vezes por diversos artistas, incluindo Lou RawlsRay CharlesElvis CostelloSarah McLachlan e Björk.
Contudo, muitas das versões foram adaptadas sugerindo que o suicídio era apenas um sonho. A canção também inspirou o filme alemão “Domingo Sombrio – uma música de amor e morte”, em 1999.
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quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

Mão misteriosa aparece em foto antiga de funcionárias de fábrica


Mais de cem anos depois, uma foto que mostra um grupo de trabalhadoras de uma fábrica em Belfast, na Irlanda do Norte, ganhou atenção por um detalhe curioso: uma mão "perdida" que aparece sobre o ombro de uma das mulheres.


Tirada em 1900, a imagem mostra 15 mulheres que trabalhavam em uma fábrica de linho da cidade à epoca. Por uma exceção, todas elas aparecem de braços cruzados. No entanto, sobre o ombro da moça à direita na segunda fileira - de baixo para cima - uma mão aleatória está apoiada.
O detalhe, assustador para alguns, foi apontado por uma leitora do site "Belfast Live", que recentemente incluiu a foto em uma galeria sobre antigos trabalhadores da cidade.
A leitora, identificada como Lynda, afirmou que já havia observado aquela mão antes, já que a família dela tinha a foto por uma coincidência: a avó dela era das funcionárias retratadas. 
"Meu pai tinha foto em casa... uma foto de fantasma na família", explica ela, acrescentando não acreditar em aparições mesmo apesar de alguns acontecimentos estranhos em relação àquele retrato - que faz parte do arquivo do museu UIG.
Após a descoberta do detalhe, o jornal está tentando entender o que pode ter gerado aquela mão "extra": se um truque/erro de iluminação ou até mesmo algum detalhe na roupa da moça. No entanto, até agora não há explicação para o fenômeno.


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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Histórias Reais horripilantes de manicômios

Os manicômios eram hospitais destinados a manter insoladas pessoas com transtornos mentais. A forma de tratamento dada aos pacientes é uma grande mancha na história, pois eram empregadas técnicas cruéis e desumanas que beiravam o abandono.
Eram utilizados tratamentos controversos e ineficazes, o que, na maioria das vezes, agravava a situação . São histórias assustadoras de desrespeito ao ser humano.
historias-reais-horripilantes-manicomios

Infelizmente, a realidade dos manicômios era quase a mesma em qualquer parte do mundo.
Separamos três casos que se destacam, confira:

BETHLEM ROYAL HOSPITAL – INGLATERRA

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Além de ser o protagonista das histórias mais horripilante, o Bethlem carrega também a marca de ser o hospital mais antigo em funcionamento. Opera desde o século XIII, na cidade de Londres.
Suas práticas eram brutais: espancamentos, confinamento, banhos gelados e negação de comida eram as mais utilizadas. Os pacientes viviam na sujeira, entre dejetos e fezes, segundo relatos até para a época era considerado nojento.
O incurável método da “terapia de rotação” consistia em prender o paciente em uma cadeira suspensa no teto e realizar fortes movimentos circulares a fim de deixá-lo com inconsciente.
Os lunáticos, como eram chamados os internos, eram exibidos ao público dentro de uma jaula e mediante cobrança de ingresso. A maioria dos pacientes não resistiam ao “tratamento”, nem os corpos aos familiares interessavam.

HOSPITAL COLÔNIA DE BARBACENA – BRASIL

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Inaugurado em 1907, na cidade mineira de Barbacena, mais 60.000 pessoas perderam suas vidas nesse manicômio. Entretanto, eles não morreram de transtorno mental, mas de fome, frio, tortura, pneumonia e doenças decorrentes do descaso sanitário e humano.
As pessoas eram largadas no chão, quase sem roupas, ao lado de dejetos humanos e ratos. O esgoto que percorria o hospital era a forma como os pacientes conseguiam água.
Projetado para 200 pessoas, em 1961, o hospício chegou a ter 5 mil pacientes, dentre esses também haviam crianças. A superlotação obrigava os pacientes a dormirem ao relento no capim.
Cerca de 70% dos internados não tinham sequer algum problema mental, entretanto acabavam desenvolvendo lá dentro. Durante o período militar, muitas das pessoas discriminadas eram enviadas ao hospital, como mendigos e homossexuais.
Tratamento com choques elétricos eram aplicados mais como forma de castigo do que com alguma intenção de cura e quanto mais os internos se rebelavam, maior era a punição.
O caso Colônia foi retratado em livro pela jornalista Daniela Arbex. Devido ao genocídio e as praticas de crueldades semelhantes aos campos de concentração nazista, a obra foi intitulada de Holocausto Brasileiro. Até hoje, ninguém foi responsabilizado pelas atrocidades cometidas no hospital em Barbacena.

WILLOWBROOK STATE SCHOOL – ESTADOS UNIDOS

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Apesar de não possuir dominação de manicômio, o seu uso foi o mesmo. Inaugurada no final da década de 40 no bairro de Willowbrook, Nova Iorque, era uma instituição estadual voltada para crianças e jovens adultos que tinham déficit de inteligência.
Apesar de ter sido idealizado para 4.000 pacientes, nos anos 60, havia 2 mil pessoas internadas além da capacidade. Sendo, na época, a maior instituição americana para tratar transtornos mentais.
As crianças eram recebidas com descaso, estavam muitas vezes sem roupa, eram vítimas de espancamentos e há relatos de que sofriam abusos dos cuidadores. O ambiente carecia de higiene.
Além disso, as crianças foram usadas como cobaias em estudos sobre a hepatite. Em torno de 800 pacientes receberam propositalmente o vírus da hepatite B afim de que fosse analisado o desenvolvimento da doença. Os médicos forçaram os pais a darem autorização para o procedimento sob a alegação de que eles iriam contrair a hepatite de qualquer forma, o que não era verdade.
O médico coordenador do projeto desenvolveu uma vacina e recebeu prêmios científicos. Entretanto, a sua conduta é fortemente questionada por desrespeitar os direitos humanos.
Sob a alegação de maus tratos e com a pressão da mídia (inúmeras matérias jornalísticas e até um documentário foram realizados no local), a instituição foi fechada em 1987. Entretanto, muitas crianças foram abandonadas pelas suas famílias e esquecidas pelo estado.


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